diabetes gestacionalO diabetes gestacional é o aumento do nível de glicose no sangue (hiperglicemia), geralmente detectado na segunda metade da gestação.

Durante a gestação a placenta produz altos níveis de vários hormônios, sendo que quase todos prejudicam a ação da insulina nas células, consequentemente há um aumento do nível de açúcar no sangue. Dessa forma, durante a gestação é normal ter uma elevação modesta de glicose no sangue após a refeição.

Entenda um pouco melhor sobre o diabetes:

O diabetes acontece quando o pâncreas não é capaz de produzir insulina suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque esse hormônio não é capaz de agir de forma adequada (resistência à insulina). O corpo digere o alimento para produzir açúcar (glicose) que cai na corrente sanguínea. A insulina vai permitir que esse açúcar entre para dentro da célula para ser usado como energia. Assim, a falta desse hormônio, ou se ele não agir corretamente, haverá um aumento de glicose no sangue, caracterizando o diabetes.

Conforme os meses vão passando, a placenta vai produzindo cada vez mais hormônios que atuam no bloqueio da insulina. No diabetes gestacional, os hormônios placentários provocam um aumento do açúcar no sangue em um nível que pode afetar o crescimento e o bem-estar do bebê.

Fique por dentro dos fatores de risco:

– Sobrepeso ou obesidade;

– Ganho de peso excessivo durante a gravidez;

– Idade materna mais avançada;

– Aumento do líquido amniótico;

– Diabetes gestacional anterior;

– Histórico familiar de diabetes;

Portanto, é muito importante ter uma alimentação saudável e praticar exercício físico para controlar o nível de açúcar no sangue. Inclua na sua dieta frutas, legumes e grãos integrais. Limite a ingestão de carboidratos altamente refinados, incluindo doces. Procure um nutricionista para adequar sua dieta e comece a atividade física após a liberação do seu obstetra. =)

 

 

 

Veja também: